(14) 3491-4492 [email protected]

A investigação ambiental detalhada é uma das etapas do gerenciamento de áreas contaminadas, executada após a avaliação ambiental preliminar e a investigação ambiental confirmatória. O objetivo é delimitar a contaminação identificada, seja ela em fase livre, retida ou dissolvida.

São realizadas sondagens de investigação para coleta de amostras de solo em pontos estratégicos. Em águas subterrâneas, são instalados poços de monitoramento na porção rasa do aquífero para delimitação da contaminação no plano horizontal, e poços multiníveis na porção mais profunda do aquífero para delimitação da contaminação no plano vertical.

As amostras são então encaminhadas para análises químicas por laboratórios acreditados e conforme as exigências da legislação, o que resulta em um relatório detalhado apresentando a extensão da contaminação.

Após este dimensionamento, o modelo conceitual é atualizado subsidiando a próxima etapa de investigação, que é a realização da avaliação de risco à saúde humana e ao meio ambiente, considerando todos os compostos químicos observados em concentrações superiores aos valores de intervenção.

Precisa de investigação ambiental detalhada? A Geoamb Engenharia Ambiental pode ajudar. Fale conosco hoje mesmo.